Como mulher trans, namorar pode ser um desafio e, muitas vezes, uma experiência desconfortável. No MyTransgenderCupid, esperamos mudar isso. O nosso objetivo é ligar homens a mulheres trans e ajudá-los a encontrar o amor. Alguns homens estão ansiosos por começar a sua jornada de encontros com mulheres trans, mas podem não saber por onde começar ou o que esperar. Se for a rapariga sortuda que vai ser a primeira experiência de um homem a namorar mulheres trans, queremos ter a certeza de que tem alguns bons conselhos para ajudar a tornar esta experiência tão divertida e fácil quanto possível. Namorar é suposto ser emocionante e excitante! Não queremos que fique preocupado e stressado com o que esperar. É por isso que lhe damos algumas dicas e truques para sair com um homem que nunca saiu com uma mulher trans. Vamos lá começar!

1. Estar seguro ao namorar num site de encontros transgénero

Infelizmente, os indivíduos transgénero são desproporcionadamente afectados por crimes violentos e, por isso, as pessoas transgénero têm frequentemente de tomar medidas adicionais para garantir a sua segurança. Ao tomar medidas de segurança antes do seu encontro, pode relaxar e divertir-se em vez de estar sempre nervoso. A sua segurança deve ser a principal prioridade todos os dias, especialmente durante um encontro. Queremos dar-lhe algumas coisas práticas a considerar para ajudar a tornar o seu encontro o mais agradável possível.

  • Segurança nas conversas

Então, conheceu um rapaz online e começaram a falar. Ótimo! Talvez haja algum namoroe algumas perguntas são feitas para vos ajudar a conhecerem-se melhor. Esta pode ser uma fase divertida e excitante da relação, mas deve certificar-se de que se mantém em segurança, mesmo que estejam apenas a conversar. Não dê qualquer informação sensível a alguém em quem não confie. Esta é uma óptima altura para falar sobre o facto de ser assumido e o quão confortável se sente com o facto de as pessoas saberem que é trans. Proteja-se a si e à sua informação e estabeleça limites com o homem com quem está a falar. 

  • Planear um encontro num local público

Especialmente se for a primeira vez que se encontram pessoalmente, certifique-se de que se encontram num local público onde se sintam confortáveis. Ao encontrar-se num local onde se sinta confortável, está a dar-se a liberdade de desfrutar do seu encontro e não se preocupar com o facto de estar num ambiente novo e desconfortável.

  • Dizer a alguém para onde vais.

Antes de sair para um encontro, certifique-se de que alguém em quem confia sabe para onde vai, tem uma fotografia sua com a roupa que vai usar no encontro e quando pode esperar que chegue a casa.

  • Conheça as suas saídas

Se já esteve nesse local antes, já deve estar familiarizado com a forma de entrar e sair do local, mas se for novo, tome algumas medidas de antemão para se certificar de que estará seguro durante o encontro. Conheça o local antes da hora planeada para o encontro. Quer passe por lá alguns dias antes ou planeie chegar mais cedo, certifique-se de que sabe onde e como sair em segurança do local do encontro. Se se sentir inseguro ou ameaçado em qualquer situação, não hesite em sair. Não se preocupe em parecer rude, a sua segurança é mais importante do que as boas maneiras.

  • Segurança sexual

Se é sexualmente ativo ou planeia sê-lo, é seu dever garantir que se está a proteger de quaisquer DSTs ou ISTs que possam ser transmitidas durante o sexo. Utilize sempre proteção quando tiver relações sexuais e faça análises periódicas se continuar sexualmente ativo.

Quer estejam apenas a enviar mensagens de texto, a ter o vosso primeiro encontro ou a ter relações sexuais, a vossa segurança é a coisa mais importante a considerar. É lamentável que as pessoas transgénero corram um risco mais elevado de crimes violentos, mas estamos aqui para o ajudar a encontrar formas práticas de garantir a sua segurança e de lhe proporcionar alguma paz de espírito durante todo o processo.

2. Ser paciente com o namoro TS

Um pouco de paciência é muito importante no namoro TS, e provavelmente vai precisar de alguma se o homem com quem está a namorar for um estreante com uma mulher trans. Ele pode não compreender tudo sobre as questões LGBTQ+ e provavelmente terá perguntas. Seja paciente com ele enquanto ele navega neste novo território e aprende sobre o mundo transgénero.

  • Não assumir imediatamente o pior

Se ele usar palavras que não sejam inclusivas, não assuma automaticamente que ele é transfóbico ou homofóbico. É possível que ele apenas desconheça a linguagem inclusiva e esta pode ser uma óptima oportunidade para o ensinar. Se ele usar palavras ou frases que o ofendam, não hesite em chamar a atenção para esse facto e explicar porque é que essas palavras podem ser ofensivas, oferecendo sugestões sobre o que ele poderia dizer em vez disso.

Claro que algumas mulheres trans preferem estar com alguém que conheça bem a terminologia LGBTQIA+ e podem não querer ensinar tudo sobre questões queer a alguém. Se essa não for a sua praia, sinta-se à vontade para se afastar. Tu é que sabes, miúda!

  • Responder a perguntas com as quais se sente confortável

Se ele tiver perguntas que se sinta à vontade para discutir, responda-lhe! Se ele nunca esteve com uma mulher trans antes, pode ficar confuso ou curioso sobre algumas coisas e isso é normal. No entanto, se houver algo que não se sinta confortável em discutir, sinta-se à vontade para estabelecer esse limite e dizer-lhe que não quer falar sobre esse assunto.

Se é a primeira mulher trans com quem o seu par está a sair, pode ter de ser paciente enquanto ele aprende sobre si e sobre a comunidade trans. Este pode ser um território novo e assustador para alguns homens, e ter um pouco de paciência pode ajudá-los a sentirem-se mais confortáveis e dar-lhes a oportunidade de aprenderem coisas que nunca teriam aprendido sem o seu namoro.

3. Respeito pelas mulheres e homens trans

Só porque o seu par se sente atraído por si, ou gosta de si o suficiente para sair consigo, não significa que ele a respeite. Mesmo que seja a primeira mulher trans com quem o seu par está a sair, ele deve respeitar os limites que estabeleceu.

  • Nome e pronomes

Se ele tiver conhecimento do seu nome e pronomes e não os usar intencionalmente, isso deve ser um sinal de alerta. O seu par deve respeitar sempre a forma como prefere ser tratada e, se ele não respeitar estas coisas básicas, é provável que não respeite mais nada sobre si.

  • Respeitar o seu corpo

O seu par também deve respeitar o seu corpo e o seu espaço pessoal. Se preferir não dormir com alguém num primeiro encontro, ele tem de compreender isso e não ser insistente. Se chegarem ao ponto de dormir um com o outro, ele também deve respeitar a sua preferência no quarto e as coisas com que se sente ou não confortável.

  • A forma como se dirige ao seu corpo

Muitos indivíduos trans referem-se aos seus corpos de formas diferentes da maioria das pessoas, especialmente aos seus órgãos genitais. O homem com quem está a sair pode não estar familiarizado com estes termos no início, mas depois de lhe ter dito os seus termos preferidos, ele deve ser consistente e usar essas palavras corretamente.

My Transgender Cupid - O n.º 1 Namoro TS site para relacionamento sério

Um aspeto importante a ter em conta sobre o respeito é que este tem dois sentidos. Se espera que o seu par a respeite a si e aos limites que estabeleceu, também precisa de lhe dar esse mesmo respeito. Se houver alguma coisa que ele não se sinta à vontade para fazer, certifique-se de que também está a manter os limites dele e a dar-lhe tempo para se adaptar ao novo território de namorar uma mulher trans.

Namorar como uma mulher trans não é uma coisa fácil de fazer e pode ser particularmente desafiante se estiver a namorar um homem que nunca namorou uma mulher trans antes. Embora isto possa ser assustador e difícil, existem muitos homens maravilhosos por aí à procura de mulheres como você.

Autor

Como mulher transgénero orgulhosa, sou uma blogger premiada que combina as minhas experiências de vida únicas com uma licenciatura em Comunicação. Conhecida pelos meus conhecimentos linguísticos e pelo meu estilo de escrita dinâmico, especializei-me nos sectores do CBD, SEO, música, tecnologia e marketing digital.

pt_PTPortuguese