Palvez quase todas as mulheres trans tenham lidado com a situação de o homem com quem saem fazer perguntas incómodas ou dizer coisas embaraçosas ou simplesmente agir de forma ignorante.

Talvez quase todas as mulheres transgénero já tenham lidado com a situação em que o homem com quem saem faz algumas perguntas incómodas ou diz algumas coisas embaraçosas ou simplesmente age de forma ignorante. Algumas pessoas diriam que os encontros com mulheres transgénero exigem um tratamento especial para elas próprias, mas sejamos honestos, todos nós tentamos ser simpáticos e educados quando conhecemos outras pessoas. Então, porque é que alguns homens se esquecem das suas maneiras quando se aproximam de mulheres transgénero?

Aqui estão algumas regras simples a ter em conta... e não são assim tão rígidas! Não são mais rígidas do que quando se dizem frases lisonjeiras para tentar impressionar uma rapariga cisgénero.

1. Não lhes chamar "transexual", "transgénero" é sempre correto para referir

É um calão ofensivo e grosseiro utilizado basicamente na comunidade LGBT, por vezes como piada, mas nunca de forma respeitosa.

2. Respeite-as da mesma forma que trataria qualquer rapariga cisgénero

A maioria dos homens pode ser um verdadeiro cavalheiro em relação a uma mulher trans - abrem-lhe a porta antes de ela entrar e perguntam-lhe quais são os seus interesses - mas, infelizmente, tudo isto acontece até saberem que ela é trans. Nessa altura, a conversa muda de "Que sítio visitarias da próxima vez?" para "Quais são as tuas preferências na cama?" Esta abordagem não causa qualquer sentimento, exceto frustração e desilusão. As pessoas precisam de perceber que as mulheres trans merecem um amor verdadeiro e uma relação significativa.

3. A maior parte deles não escreveu uma tese sobre identidade de género

É muito frequente as pessoas que se encontram com uma pessoa transgénero acreditarem que estão a falar com um especialista em questões transgénero. Acham por bem perguntar qual é o ponto de vista dessa pessoa sobre o tratamento dado em todo o mundo às mulheres trans e como é que ela encontra a forma de resolver este problema. Bem, é normal fazer este tipo de perguntas se a sua rapariga for uma professora de estudos de género. Caso contrário, ela não tem nada a ver com isso. Se precisar de mais informações sobre questões trans, basta pesquisar no Google - existem muitos artigos sobre este tema.

4. Interessar-se pela sua família em vez das suas capacidades sexuais

Algumas raparigas considerariam este tópico sensível e delicado, especialmente se a sua família não as apoiasse. Outras, cuja família reagiu à sua transição com compreensão e encorajamento, partilhariam de bom grado a sua história. De qualquer modo, ao tocar neste assunto, estará a mostrar o seu interesse real e genuíno por essa rapariga.

5. Evitar perguntar sobre as suas cirurgias

Ela tem o direito e a decisão de lhe dizer se os seus seios são implantes ou cresceram devido às hormonas. A sério, é assim tão importante saber se ela é tão encantadora e atraente? Descontraia-se! Ela dir-lhe-á quando se sentir à vontade para falar francamente sobre este assunto.

6. Perguntar sobre a sua paixão

Um tema mais cómodo e descontraído para uma conversa descontraída são os passatempos. Qualquer pessoa está disposta a falar durante horas sobre coisas que fazem a sua alma feliz. Além disso, é um assunto não relacionado com o género que o deixará mais em sintonia com a rapariga trans!

Bem, agora já sabe algumas coisas que é melhor falar e o que é melhor não falar em qualquer caso. Dê uma olhadela também em Namoro TS para experimentar os nossos conselhos na prática. E não se esqueça da próxima parte das dicas para encontros transgénero, que será publicada em breve!

Autor

Como mulher transgénero orgulhosa, sou uma blogger premiada que combina as minhas experiências de vida únicas com uma licenciatura em Comunicação. Conhecida pelos meus conhecimentos linguísticos e pelo meu estilo de escrita dinâmico, especializei-me nos sectores do CBD, SEO, música, tecnologia e marketing digital.

pt_PTPortuguese