Nagora é altura de olhar para uma das partes mais significativas e íntimas dos encontros transgénero. Dado que o sexo é uma parte importante de qualquer relação, a maioria dos sites de encontros trans tem uma secção dedicada à escolha de uma preferência de papel sexual (superior, inferior ou versátil). Esta escolha existe para ajudar a responder a perguntas e clarificar as coisas desde o início, mas por vezes pode deixar ambas as partes com dúvidas sobre as coisas. Será que um homem que diga que é versátil corre o risco de ser rejeitado por potenciais parceiros transgénero? E se uma mulher trans pré-operada tiver dificuldade em encontrar o parceiro certo?

O que significa ser "Versátil"?

Em termos simples, significa ser capaz de trocar de papéis durante a relação sexual. Uma mulher trans prefere geralmente desempenhar um papel feminino mais passivo, ao qual está geralmente associada. Por outro lado, os homens assumem geralmente um papel mais ativo e dominante, como numa relação entre homens e mulheres cisgénero. No entanto, a questão é um pouco ambígua. Ser "versátil" pode incluir estar à vontade para dar e receber sexo oral, bem como sexo com penetração, e é por isso que é melhor esclarecer as especificidades antes de tomar uma decisão precipitada.

O que é que as mulheres trans pensam sobre conhecer homens versáteis?

Se alguém fosse olhar para um site de encontros para transgéneros, encontraria muitos perfis de homens versáteis. Um transgénero também pode ter muitas perguntas em mente depois de saber que um homem é versátil quando fala com ele. Podem perguntar-se se o homem já teve encontros sexuais com homens ou quão activos devem ser quando namoram.

Isto pode potencialmente fazer com que a mulher trans se sinta menos mulher do que gostaria de ser vista. No entanto, isto não é razão para as senhoras se sentirem frustradas!

A realidade é que mesmo alguns homens que afirmam ser versáteis não o são. Por vezes afirmam que o são na esperança de atrair mais mulheres trans para o seu perfil, especialmente se forem novos no mundo dos encontros transgénero. É claro que haverá alguns homens que preferem o papel mais passivo (inferior), tal como há mulheres trans que gostam genuinamente de ser mais activas (superior). Toda a gente tem as suas preferências individuais, por isso os papéis sexuais reais e a compatibilidade do casal são melhor determinados pelo próprio casal.

As mulheres trans devem rejeitar os homens versáteis?

É verdade que os homens que estão interessados em namorar transgéneros não são necessariamente gays. O que acontece é que há por aí homens com este tipo de preferência sexual. Se é uma senhora trans que quer ser tratada como uma mulher, então não terá de pensar duas vezes antes de rejeitar um homem versátil ou não. Mesmo assim, há diferenças entre gostar de alguém e amá-lo. Uma relação saudável tem a ver com a capacidade de dar e receber em todos os sentidos da palavra.

É por isso que, se valoriza o homem versátil com quem está a sair, deve encontrar formas de fazer com que a relação funcione para os dois. O aspeto mais importante de qualquer relação saudável é o livre arbítrio; permitir que ambas as partes façam aquilo com que se sentem confortáveis de uma forma natural e segura.

Autor

Como mulher transgénero orgulhosa, sou uma blogger premiada que combina as minhas experiências de vida únicas com uma licenciatura em Comunicação. Conhecida pelos meus conhecimentos linguísticos e pelo meu estilo de escrita dinâmico, especializei-me nos sectores do CBD, SEO, música, tecnologia e marketing digital.

pt_PTPortuguese